sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Inimigos da evangelização


INIMIGOS DA EVANGELIZAÇÃO

Evangelização é o ato de anunciar o evangelho. Mas, que barreiras eu preciso romper para alcançar uma evangelização eficaz?
Nos dias atuais conforme a visão de alguns parece fácil cumprir o ide de Jesus porque a sociedade em geral está aparentemente pronta a ouvir, e também porque a tecnologia de informação esta bastante acessível.
Mas observe o seguinte:

 Supervalorização das coisas materiais e da estética
A igreja nem sempre percebe que sua missão esta sendo minada pelo inimigo. A corrida desenfreada do mundo capitalista tem influenciado muitos cristãos ao ponto de dedicarem suas vidas quase que exclusivamente na busca de bens materiais, fama e beleza esquecendo-se até mesmo da própria família.
 É preciso ter menos estética e mais ética. Melhor do que ter é fazer algo para o Senhor, melhor do que aparecer é ser um cristão autêntico que cumpre a sua missão de pregar o evangelho. Mt.6:33, é de fundamental importância estar sempre ocupado em buscar diligentemente o reino de Deus.

 Isolar-se ao seu grupo social - individualismo
Há uma enorme complexidade para alcançar os diversos grupos sociais que a cada dia distanciam-se uns dos outros e adquirem peculiaridades na forma de pensar, de ver a vida e etc. Por conta destas diferenças ideológicas nasce o grande desafio para igreja, a difícil tarefa de furar os bloqueios da comunicação e com uma mensagem transformadora e salvadora se aproximar das diversas “classes sociais”, como por exemplo, os emos, os punks, os hippes, os toxicômanos, os homossexuais, os jovens, as crianças, as feministas, os ricos, os policiais, os advogados, os índios, e etc...
Geralmente nós cristãos nos preocupamos em lojas para evangélicos, rádios para evangélicos, clubes, chácaras, retiros tudo para evangélicos, mais nem sempre somos felizes em comunicar o evangelho com aqueles de fora do nosso “mundinho”. É preciso lançar fora a indiferença que nos torna insensíveis ao mundo que precisa de Jesus.

 Falta de equilíbrio no tempo
As últimas horas da igreja na terra são momentos preciosos, não devem ser desperdiçados. Pois é indispensável equilíbrio na divisão do tempo. Veja o que diz o sábio Salomão Ec.3:1b “...E há tempo para todo propósito debaixo do céu”
Você precisa ocupar seu tempo de forma produtiva, contemplando as coisas simples à sua volta. O tempo é algo precioso e uma alma pode ir para o inferno ou para o céu dependendo do tempo que você disponibiliza para indicar-lhe o caminho da salvação.

 Excesso de entretenimento
O divertimento pode ser visto como estratégia para o crescimento, mas é preciso olhos abertos, crescer muito rápido pode custar o que já foi conquistado em décadas e em séculos, pode minar a capacidade de ter excelente serviço espiritual e perder as características que distinguem o povo de Deus
Alguém já disse que um dos grandes rivais da igreja que deseja ganhar almas chama-se “atividade demais”. Aniversários, ensaios dos mais variados grupos, bandas de músicas, jograis, passeios, debates e por ai vai... São importantes? Sim, são necessários às vezes. Desde que não atrapalhe a tarefa evangelística.
É preciso fugir do excesso de entretenimento. Sem evangelização as igrejas mais bem divertidas e atraentes são sempre fracas. Fomos chamados para ganhar almas, Jesus não disse “ide e louvai”, mas antes “ide e pregai o evangelho”. O maior louvor dever ser cantado ao se converter uma alma.

 Demasiadas Discussões teóricas e competições eclesiásticas
Um bando de gente cristã correndo de um lado para o outro com o nariz enfiado em livros, manuais, enciclopédias, e tratados pode matar a missão da igreja. As discussões teológicas são fundamentais mais não deve ser primazia. É hipocrisia usar todo o tempo questionando, filosofando, planejando ascensão ministerial enquanto vidas estão morrendo sem Deusa.
A igreja não subsiste a custa de teoria, e sim de prática. Pois o mundo é tocado e chamado pelo Espírito Santo à salvação quando o povo de Deus na terra cumpre o seu dever de pregar as boas-novas do evangelho de Jesus.
As paredes dos nossos templos não devem ser os lugares mais evangelizados. É preciso sair da “zona de conforto” e ir ao mar mesmo que o sol esteja quente. Pescar é dever de todos. Antes de um pastor ser pastor ele é um ganhador de almas, antes de alguém ser o regente do grupo musical da igreja ele deve ser um ganhador de almas e etc.

Ev. Isac Sousa


Nenhum comentário:

Postar um comentário