Gestão de Pessoas
SUA
IMPORTANCIA
A gestão de
pessoas tem sua importância por transpor as tradicionais atividades de RH e possibilitar
excelência organizacional e focalizar resultados. As suas atividades devem
agregar valor para a empresa, para os clientes, investidores e funcionários.
Por ter seu foco
voltado para a motivação, o diferencial competitivo, a capacidade de
comunicação, disciplina, relacionamento pessoal e etc. é indispensável nas
organizações do mundo globalizado.
Robert W. Woodruff, ex-diretor executivo da
Coca-Cola diz, “são as pessoas e suas reações que fazem as empresas serem
bem-sucedidas ou quebrar”.
RELAÇÃO
COM OUTROS SISTEMAS
Por visar
cooperação dos que atuam na organização em sua totalidade na busca de objetivos
individuais grupais e organizacionais, é indiscutível sua relação com outros
sistemas da organização. Haja vista que uma empresa bem sucedida é identificada
entre outros por sua capacidade de integrar setores, e aproximar lideranças das
diversas hierarquias.
FUNÇÕES
BÁSICAS
·
Recrutar,
selecionar e admitir novos talentos e novas pessoas na empresa.
·
Definir
as atividades desenvolvidas pelas pessoas, orientar e acompanhar seu desempenho.
·
Incentivar
com recompensas, remuneração e benefícios sociais satisfazendo as necessidades
individuais mais elevadas.
·
Treinar
e promover o desenvolvimento das pessoas
·
Acompanhar
as mudanças organizacionais e criar
programas de integração entre as pessoas
·
Verificar
e controlar os resultados das pessoas
OBJETIVOS
Os objetivos da
Gestão de Pessoas são variados. Em tese deve colaborar para a eficácia
organizacional por intermédio dos seguintes meios:
·
Ajudar a organização a conseguir seus objetivos e
realizar sua missão.
·
Proporcionar competitividade à organização.
·
Proporcionar à organização pessoas bem treinadas e
bem motivadas.
·
Aumentar a auto-atualização e a satisfação das
pessoas no trabalho.
·
Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho.
·
Administrar e impulsionar a mudança.
·
Manter políticas éticas e comportamento socialmente
responsável
SISTEMA
DE INFORMAÇÃO GERENCIAL – SIG
Conforme
Marina Martinez SIG são “sistemas ou processos que fornecem as informações
necessárias para gerenciar
com eficácia as organizações.”
Este
sistema origina produtos de informação que ajudam muitas indigências de tomada
de decisão administrativa e resulta da interação colaborativa entre pessoas,
tecnologias e procedimentos, que ajudam uma organização a atingir as suas
metas.
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