Ev. Isac Sousa |
É um imperativo a afirmação que, antes de qualquer
estratégia é preciso buscar o revestimento de poder e o conhecimento das sagradas
escrituras. Porém, conheço um obreiro que costuma dizer: “Quando a palavra de
Deus diz que os planos são do homem, mas a palavra final pertence a Ele, não
esta dizendo pra deixarmos de planejar o que estar proposto a fazer.” Sem um
planejamento meticuloso geralmente acontecem infortúnios e derrotas, por isso é
sempre bom utilizar-se da arte em planos para atingir um objetivo.
Mas afinal! Como evangelizar de forma
estratégica? São muitas as formas. Elas variam de acordo com a circunstância.
Para cada evento ou personalidade há uma maneira mais adequada de promover uma
boa recepção da palavra que se prega, pois o ser humano é muito complexo e
cheio de sentimentos e temores obscuros.
A seguir observaremos alguns dos muitos itens que ao
serem analisados cuidadosamente auxiliam na escolha das mais diferentes formas
e estratégias de evangelismo:
O ambiente para evangelização é muito diversificado:
Praça, asilo, cadeia, orfanato e etc. O êxito depende muito da ousadia e da criatividade do pregador.
Spurgeon o príncipe dos pregadores como é conhecido,
certa ocasião para
testar a acústica de um salão onde ele iria falar, ele falou em alta voz — “Eis
o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Um trabalhador nas vigas ouviu
e foi convertido.
O evangelho pode ser pregado em uma praça, no púlpito, numa
cruzada pública, num bar, num restaurante, na Escola, e etc. Às vezes o
ambiente não é favorável a uma conversa intensa. É muito deselegante, por
exemplo, você pregar num escritório como se estivesse numa feira. Imagine você
pregar no cemitério como se estivesse num bar! Ou na praça como se estivesse no
hospital! Ou na sala de uma casa como se estivesse numa fila de ônibus! Isso é
falta de sabedoria e não traz bons resultados.
Tempo disponível
A ocasião em que o tempo não é suficiente ou oportuno para
concluir uma grande mensagem.
Não se deve inclusive, pregar o mesmo tempo que se
prega no púlpito da igreja, através de uma ligação telefônica, nem demorar
quase a manhã inteira numa residência atrapalhando a dona de casa de seus
afazeres domésticos, nem desperdiçar tempo conversando outros assuntos enquanto
o ouvinte estar mesmo interessado é em ouvir a palavra de Deus.
É imprescindível ser sensato. Não apenas as grandes
mensagens, mas frases curtas, orações, folhetos e etc. também evangelizam.
Classe social
Cada classe social tem sua particularidade. Por isso é
bom analisar bem as pessoas.
Evangelizar universitários, por exemplo, é bem
diferente de evangelizar prisioneiros ou um grupo de trabalhadores rurais. Cada
classe social tem uma linguagem que lhe é própria e compreensível, tem um
perfil que lhe chama mais atenção, tem um ambiente que o motiva melhor e etc.
Indubitavelmente o foco em classes sociais estimula
movimentos evangelísticos mais abrangentes e um crescimento mais vigoroso.
Crianças, Adolescentes, Jovens, Adultos e Idosos, são fases diferentes da vida. São idades que para cada uma tem um jeito diferente de se abordar, tem um jeito diferente de falar e ser compreendido e respeitado.
Evangelizar uma criança com a mesma entonação de voz
que se prega a um adulto, ou a um adolescente como se estivesse falando com
crianças causa transtornos na recepção da mensagem.
Recursos disponíveis
Os recursos disponíveis para a transmissão do
evangelho precisam ser explorados e usados com muita sabedoria. Não é bom que a
igreja se conforme em perder oportunidades.
Os espaços no mundo da comunicação rápida e eficiente
não podem ser vistos com pouco interesse em conquistá-los. São muitos os recursos.
Por exemplo:
·
CDs - uma forma eficiente de
evangelização é o uso de mídias com a gravação de filmes, hinos espirituais e
mensagens evangelísticas de pouca duração de preferência. A distribuição
gratuita pode ser feita para motoristas em postos de combustíveis, Semáforos,
estacionamentos e etc
·
Ligações telefônicas – é
possível que junto à igreja se faça uma lista com números de telefones de
pessoas alvos, como por exemplo, organizar uma lista com números de telefone de
pessoas hospitalizadas, daí cria-se uma estratégia para que através do telefone
celular estas pessoas sejam alcançadas de uma só vez.
·
Adesivos – O departamento de Evangelismo
pode criar adesivos com mensagens evangelísticas para carros, cadernos e etc. E
depois, distribuir gratuitamente conforme for coerente.
·
Outdoors – Porque não fazer um grande
painel com uma mensagem divina e colocar em destaque na cidade, na margem de
rodovias e em outros lugares estratégicos? Isso também abre portas para a
salvação de almas.
·
Frases em camisetas – os
jovens com certeza se encaixam muito bem nessa tarefa
·
Folhetos criativos e jornais – Para
cada faixa etária um tipo de folheto, de preferência coloridos e com mensagens
curtas. Os jornais devem ser destinados a consultórios, autoridades e etc.
·
Cartas e cartões postais – Quem não
gosta de receber cartas? Para usar este recurso basta uma lista de endereços,
oração e mente aberta para receber a estratégia de Deus e colocar a igreja pra
trabalhar fazendo e enviando cartas com mensagens evangelísticas,
·
O rádio – Infelizmente a maioria das
igrejas evangélicas não se apropria do rádio como uma ferramenta de divulgação
da palavra, eu já ouvi vários testemunhos de conversões através do rádio,
portanto creio ser muito útil. Procure patrocínio e aproveite este recurso.
·
A televisão – Embora com altos custos, não é desperdício
o investimento na divulgação do reino de Deus através da TV. Quanto a este
recurso de evangelização é importante apreciar a verdadeira identidade da
igreja de Cristo e não imitar o mundo. Também, deve ser usado por pessoas que
realmente sejam criativas, preparadas e treinadas. Com tantas opções ninguém
quer ver um programa televisivo mal dirigido, monótono, e sem constantes
novidades.
·
Internet – A rede mundial de computadores
oferece uma infinidade de recursos (texto, som, fotos, vídeos e etc.) que se
usados de forma sábia e estratégica pode ser muito útil na evangelização de
todo o mundo. Como qualquer outro meio usado para evangelizar os povos este
também precisa de unção de Deus. Busque esta unção e reúna talento, qualidade
profissional, perspicácia e interatividade e faça bom uso dos Sites, E-mails, Blogs,
das redes sociais como MSN, Orkut, Facebook, Myspace, Sônico, Twiter, salas de
bate-papo e etc... Fale de Jesus e anuncie ao povo o santo evangelho.
Cultura
A falta de conhecimento da cultura da pessoa ou povo a
quem se evangeliza pode colocar o evangelista em situações por demais
constrangedoras.
A mensagem será sempre a mesma, o evangelho. Mas cada
nação tem suas peculiaridades na maneira de expressarem sentimentos e de terem
suas motivações despertadas. Para evangelizar um índio, por exemplo, é razoável
que no mínimo você tenha noções do dialeto, das formas de cumprimentos, da
ética do seu povo e etc. Quanto a este item, ele se aplica mais aos obreiros
que fazem missões transculturais e sei que há muito a explorar. Porém,
ficaremos apenas com isto.
Um observador perspicaz disse “Existem dois grandes
perigos na evangelização: um é mudar a mensagem; o outro é recusar os métodos.”
Não fujamos à experiência criativa de novas formas de evangelização.
Não deixemos que o diabo domine todos os meios de
comunicação. Esses elementos e mais alguns que porventura você conheça, devem ser
usados sabiamente na evangelização em massa, em grupo ou pessoal.
Não esqueça, a igreja tem a obrigação de anunciar
Cristo de forma viva, clara, atrativa, eficaz e persuasiva. Por isso sempre que
for evangelizar tente responder a estas perguntas:
·
Aonde eu vou?
·
Quem serão os ouvintes?
·
Como devo me expressar?
·
Porque eu farei isto?
É melhor usar o tempo estudando as pessoas, o ser
humano, o público alvo, do que contabilizarmos os gastos de material, o tempo
investido e o resultado zero em termos de conversões. A estratégia é nossa
declaração de fé, é a antecipação do futuro.
É óbvio que às vezes Deus age de maneiras totalmente
diferente daquilo que julgamos lógico, daí a necessidade de o evangelista
atentar para os ideais sobrenaturais e ser guiado pelo Espírito Santo de Deus.
Texto extraído da apostila de evangelismo do Ev. Isac Sousa
Texto extraído da apostila de evangelismo do Ev. Isac Sousa
Nenhum comentário:
Postar um comentário