terça-feira, 8 de maio de 2012

 ESTRATÉGIAS DE EVANGELISMO

Ev. Isac Sousa
É um imperativo a afirmação que, antes de qualquer estratégia é preciso buscar o revestimento de poder e o conhecimento das sagradas escrituras. Porém, conheço um obreiro que costuma dizer: “Quando a palavra de Deus diz que os planos são do homem, mas a palavra final pertence a Ele, não esta dizendo pra deixarmos de planejar o que estar proposto a fazer.” Sem um planejamento meticuloso geralmente acontecem infortúnios e derrotas, por isso é sempre bom utilizar-se da arte em planos para atingir um objetivo.
            Mas afinal! Como evangelizar de forma estratégica? São muitas as formas. Elas variam de acordo com a circunstância. Para cada evento ou personalidade há uma maneira mais adequada de promover uma boa recepção da palavra que se prega, pois o ser humano é muito complexo e cheio de sentimentos e temores obscuros.
A seguir observaremos alguns dos muitos itens que ao serem analisados cuidadosamente auxiliam na escolha das mais diferentes formas e estratégias de evangelismo:

Ambiente
O ambiente para evangelização é muito diversificado: Praça, asilo, cadeia, orfanato e etc. O êxito depende muito da ousadia e da criatividade do pregador.
Spurgeon o príncipe dos pregadores como é conhecido, certa ocasião para testar a acústica de um salão onde ele iria falar, ele falou em alta voz — “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Um trabalhador nas vigas ouviu e foi convertido.
O evangelho pode ser pregado em uma praça, no púlpito, numa cruzada pública, num bar, num restaurante, na Escola, e etc. Às vezes o ambiente não é favorável a uma conversa intensa. É muito deselegante, por exemplo, você pregar num escritório como se estivesse numa feira. Imagine você pregar no cemitério como se estivesse num bar! Ou na praça como se estivesse no hospital! Ou na sala de uma casa como se estivesse numa fila de ônibus! Isso é falta de sabedoria e não traz bons resultados.


Tempo disponível
A ocasião em que o tempo não é suficiente ou oportuno para concluir uma grande mensagem.
Não se deve inclusive, pregar o mesmo tempo que se prega no púlpito da igreja, através de uma ligação telefônica, nem demorar quase a manhã inteira numa residência atrapalhando a dona de casa de seus afazeres domésticos, nem desperdiçar tempo conversando outros assuntos enquanto o ouvinte estar mesmo interessado é em ouvir a palavra de Deus.
É imprescindível ser sensato. Não apenas as grandes mensagens, mas frases curtas, orações, folhetos e etc. também evangelizam.  


Classe social
Cada classe social tem sua particularidade. Por isso é bom analisar bem as pessoas.
Evangelizar universitários, por exemplo, é bem diferente de evangelizar prisioneiros ou um grupo de trabalhadores rurais. Cada classe social tem uma linguagem que lhe é própria e compreensível, tem um perfil que lhe chama mais atenção, tem um ambiente que o motiva melhor e etc.
Indubitavelmente o foco em classes sociais estimula movimentos evangelísticos mais abrangentes e um crescimento mais vigoroso.  

Idade 
Crianças, Adolescentes, Jovens, Adultos e Idosos, são fases diferentes da vida. São idades que para cada uma tem um jeito diferente de se abordar, tem um jeito diferente de falar e ser compreendido e respeitado.
Evangelizar uma criança com a mesma entonação de voz que se prega a um adulto, ou a um adolescente como se estivesse falando com crianças causa transtornos na recepção da mensagem. 

Recursos disponíveis

Os recursos disponíveis para a transmissão do evangelho precisam ser explorados e usados com muita sabedoria. Não é bom que a igreja se conforme em perder oportunidades.
Os espaços no mundo da comunicação rápida e eficiente não podem ser vistos com pouco interesse em conquistá-los. São muitos os recursos.

Por exemplo:



·         CDs - uma forma eficiente de evangelização é o uso de mídias com a gravação de filmes, hinos espirituais e mensagens evangelísticas de pouca duração de preferência. A distribuição gratuita pode ser feita para motoristas em postos de combustíveis, Semáforos, estacionamentos e etc


·         Ligações telefônicas – é possível que junto à igreja se faça uma lista com números de telefones de pessoas alvos, como por exemplo, organizar uma lista com números de telefone de pessoas hospitalizadas, daí cria-se uma estratégia para que através do telefone celular estas pessoas sejam alcançadas de uma só vez.


·         Adesivos – O departamento de Evangelismo pode criar adesivos com mensagens evangelísticas para carros, cadernos e etc. E depois, distribuir gratuitamente conforme for coerente.


·         Outdoors – Porque não fazer um grande painel com uma mensagem divina e colocar em destaque na cidade, na margem de rodovias e em outros lugares estratégicos? Isso também abre portas para a salvação de almas.


·         Frases em camisetas – os jovens com certeza se encaixam muito bem nessa tarefa


·         Folhetos criativos e jornais – Para cada faixa etária um tipo de folheto, de preferência coloridos e com mensagens curtas. Os jornais devem ser destinados a consultórios, autoridades e etc.


·         Cartas e cartões postais – Quem não gosta de receber cartas? Para usar este recurso basta uma lista de endereços, oração e mente aberta para receber a estratégia de Deus e colocar a igreja pra trabalhar fazendo e enviando cartas com mensagens evangelísticas,


·         O rádio – Infelizmente a maioria das igrejas evangélicas não se apropria do rádio como uma ferramenta de divulgação da palavra, eu já ouvi vários testemunhos de conversões através do rádio, portanto creio ser muito útil. Procure patrocínio e aproveite este recurso.


·         A televisão – Embora com altos custos, não é desperdício o investimento na divulgação do reino de Deus através da TV. Quanto a este recurso de evangelização é importante apreciar a verdadeira identidade da igreja de Cristo e não imitar o mundo. Também, deve ser usado por pessoas que realmente sejam criativas, preparadas e treinadas. Com tantas opções ninguém quer ver um programa televisivo mal dirigido, monótono, e sem constantes novidades.


·         Internet – A rede mundial de computadores oferece uma infinidade de recursos (texto, som, fotos, vídeos e etc.) que se usados de forma sábia e estratégica pode ser muito útil na evangelização de todo o mundo. Como qualquer outro meio usado para evangelizar os povos este também precisa de unção de Deus. Busque esta unção e reúna talento, qualidade profissional, perspicácia e interatividade e faça bom uso dos Sites, E-mails, Blogs, das redes sociais como MSN, Orkut, Facebook, Myspace, Sônico, Twiter, salas de bate-papo e etc... Fale de Jesus e anuncie ao povo o santo evangelho.

Cultura
A falta de conhecimento da cultura da pessoa ou povo a quem se evangeliza pode colocar o evangelista em situações por demais constrangedoras.
A mensagem será sempre a mesma, o evangelho. Mas cada nação tem suas peculiaridades na maneira de expressarem sentimentos e de terem suas motivações despertadas. Para evangelizar um índio, por exemplo, é razoável que no mínimo você tenha noções do dialeto, das formas de cumprimentos, da ética do seu povo e etc. Quanto a este item, ele se aplica mais aos obreiros que fazem missões transculturais e sei que há muito a explorar. Porém, ficaremos apenas com isto 
Um observador perspicaz disse “Existem dois grandes perigos na evangelização: um é mudar a mensagem; o outro é recusar os métodos.” Não fujamos à experiência criativa de novas formas de evangelização.
Não deixemos que o diabo domine todos os meios de comunicação. Esses elementos e mais alguns que porventura você conheça, devem ser usados sabiamente na evangelização em massa, em grupo ou pessoal.
Não esqueça, a igreja tem a obrigação de anunciar Cristo de forma viva, clara, atrativa, eficaz e persuasiva. Por isso sempre que for evangelizar tente responder a estas perguntas: 
·         Aonde eu vou?
·         Quem serão os ouvintes?
·         Como devo me expressar?
·         Porque eu farei isto?  
É melhor usar o tempo estudando as pessoas, o ser humano, o público alvo, do que contabilizarmos os gastos de material, o tempo investido e o resultado zero em termos de conversões. A estratégia é nossa declaração de fé, é a antecipação do futuro.
É óbvio que às vezes Deus age de maneiras totalmente diferente daquilo que julgamos lógico, daí a necessidade de o evangelista atentar para os ideais sobrenaturais e ser guiado pelo Espírito Santo de Deus.
 

Texto extraído da apostila de evangelismo do Ev. Isac Sousa

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